Gritos e Sussurros

wGritos e Sussurros
Máx. 500 caracteres


wArchives:


-- HOME --



This page is powered by Blogger. Why isn't yours?
wquinta-feira, 5 de dezembro de 2002


Começou a temporada de prêmios do cinema norte-americano. E o primeiro a escolher os "melhores" foi a Associação de Críticos Norte-Americanos (National Board of Review). Veja só que coisa:

Os 10 melhores filmes de 2002:
1) The Hours - filme novo do Stephen Daldry (Billy Elliot), com a Nicole Kidman, a Meryl Streep e a Julianne Moore-ídolo-da-galera.
2) Chicago - adaptação daquele musical famoso lá. Com Richard Gere, Catherine Zeta-Jones e Reneé Zellweger.
3) Gangues de Nova York - precisa dizer alguma coisa? Tá bom... é só o filme mais esperado dos últimos milênios! Pô, aquele novo do Scorsese! PÔ!
4) The Quiet American - um filme com o Michael Caine onde ele faz um viciado em ópio. O diretor, Phillip Noyce, parece ser o nome quente do ano.
5) Adaptation - um dos três filmes este ano do roteirista Charlie Kaufman, que escreveu Quero Ser John Malkovich, sendo que este é dirigido pelo Spike Jonze (também de John Malkovich) e tem no elenco Nicholas Cage, Meryl Streep e Chris Cooper. Além de, é claro, uma história muito doida.
6) Rabbit-Proof Fence - outro filme do tal Phillip Noyce, esse aqui sobre umas... aborígenes!
7) O Pianista - filme novo do Polansky que ganhou a Palma de Ouro desse ano. Eu vi no Festival do Rio e é bom até dizer chega. CHEGA! Isso...
8) Far From Heaven - filme passado nos anos 50 com a Julianne Moore, que ganhou o prêmio de melhor atriz no último Festival de Veneza. Oscar pra ela finalmente?
9) Thirteen Conversations About One Thing - um filme policial estrelado pelo Mathew McConaughey (acho que escrevi errado). Dizem que é ruim...
10) Frida - uma das duas cine-bios da Frida Khalo, essa aqui estrelada pela Salma Hayeck.

Os 5 melhores filmes estrangeiros de 2002:
1) Fale Com Ela - filme novo do Almodóvar... TEM QUE VER!
2) E Sua Mãe Também - pô, esse americanos são atrasados, hein?
3) Oito Mulheres - bom pero no mucho...
4) Cidade de Deus - muito melhor que os 3 acima, digo eu!
5) O Crime do Padre Amaro - filme mexicano com o queridinho do momento Gael Garzia Bernal. Concorrente a uma vaga no Oscar.

Melhor filme: The Hours - dã!
Melhor diretor: Phillip Noyce (The Quiet American e Rabbit-Proof Fance) - pois é, o cara é o nome quente mesmo! Os filmes parecem que são "independentes", sabe qualé?
Melhor estréia na direção: Rob Marshall (Chicago) - pô, eu adoro musical. Espero que goste desse filme.
Melhor ator: Campbell Scott (Roger Dodger) - HAHAHAHAHA QUEM DIRIA que um dia o Campbell Scott ganharia prêmio de melhor alguma coisa. O Tio Aladdin Vogel do CLÁSSICO (sem sarcasmo) A Trapaça sempre foi muito marromeno. Será que ele ficou bom? Ah sim! Ele é filho do George C. Scott.
Melhor atriz: Julianne Moor (Far From Heaven) - ê!!!! Viva ela!
Melhor ator coadjuvante: Chris Cooper (Adaptation) - ele é foda e o filme deve ser foda!
Melhor atriz coadjuvante: Kathy Bates (About Schmidt) - idem idem idem! Esse é o filme novo do Jack Nicholson, que passou em Cannes. O cartaz é FODA!
Melhor elenco: Nicholas Nickleby - o elenco é mesmo FODA!!! Mas será que o filme é bom?
Melhor filme estrangeiro: Fale Com Ela - dã!
Melhor roteirista: Charlie Kaufman (Adaptation, Confessions of A Dangerous Mind e Human Nature) - pô, não vi nenhum dos 3... Adaptation eu já falei. Confessions of A Dangerous Mind é o primeiro filme dirigido pelo George Clooney, que deve ser muito bom. Human Nature também deve ser muito doido (claro!); sobre um triângulo amoroso e um pesquisador de macacos no meio. É tudo o que eu sei!
Atriz revelação do ano: Maggie Gyllenhaal (Secretary) - sobre uma mulher (essazinha aê) que sai de um manicômio e vai trabalhar como secretária do James Spader (tadinha!).
Ator revelação do ano: Derek Luke (Antwone Fisher) - esse é o filme de estréia do Denzel Washington na direção!! Muito esperado.
Melhor documentário: Tiros em Columbine - nem falo nada... filme FODA PRA CARALHO!
Melhor longa de animação: A Viagem de Shihiro - primeiro desenho animado a vencer o Festival de Berlim (ao lado de Domingo Sangrento).

Bom, ainda é muito cedo pra se tirar qualquer conclusão, mas acho difícil o tal do Phillip Noyce não ser indicado pro Oscar, assim como o Charlie Kaufman. Acho que alguma dessas listas de melhores deve escolher o Jack Nicholson como melhor ator e acho que ele deve ser indicado pro Oscar (no mínimo, pro Globo de Ouro). A Julianne Moore tem tudo pra ser a fodona do ano e ganhar todos os prêmios, o que me deixa particularmente feliz.

Bom, dia 19 próximo sai a lista de indicados aos Globos de Ouro, que eu vou postar e comentar por aqui.

Ah sim! Alguém viu O Senhor dos Anéis – As Duas Torres por aí? Nem eu...


posted by João Cândido at 23:11