Gritos e Sussurros

wGritos e Sussurros
Máx. 500 caracteres


wArchives:


-- HOME --



This page is powered by Blogger. Why isn't yours?
wdomingo, 5 de março de 2006


OSCAR PARTE II: Os filmes!

Peguei a lista de indicados ao Oscar e listei os filmes. Como todo mundo sabe, claro, deu um total de 40 títulos de longa-metragem (estrangeiros e documentários incluídos). Separei-os em quatro categorias. Foram então nove filmes não lançados no Brasil (que eu não vi), quatro filmes lançados, mas que eu não vi, nove filmes ruins que eu vi e 18 filmes bons que eu vi. Às listas, então:


II.1) FILMES NÃO LANÇADOS E NÃO VISTOS

Foram só nove de 40 filmes indicados aqueles que não saíram aqui ou que eu não vi. Essa ressalva é porque tem um ou outro que ainda não passou, mas que eu já dei um jeito de ver, como, por exemplo, Street fight. Os filmes que ainda não saíram daqui, em ordem de expectativa da minha parte são:

O NOVO MUNDO, Terrence Malick
Um dos filmes que, há um ano, era favorito pra várias indicações e acabou ganhando só umazinha, fotografia. Malick contando todos os babados de Pocahontas é material pra MUITA expectativa. Tem distribuição aqui e tá programado, por enquanto, pra abril. Obs: não vai ganhar.

A LULA E A BALEIA, Noah Baumbach
Escrito e dirigido por um dos roteiristas de A vida marinha com Steve Zissou, com Laura Linney, Jeff Daniels e Ashton Holmes (o gatinho de Marcas da violência). Já dá pra criar um expectativa, né? Ia estrear em janeiro, mas sumiu do mapa. Obs: não vai vanhar.

O PESADELO DE DARWIN, Hubert Sauper
Hum, documentário sobre a globalização? Sei não... mas ouvi falar bem. Não ouvi falar sobre ter sido comprado nem nada. Obs: só eu, louco, acho que tem chance contra os pingüins.

ENRON - THE SMARTEST GUYS IN THE ROOM, Alex Gibney
Oh, as grandes companhias! Que medo delas! Mas, sei lá, pode ser legal. Comprado, marcado pra abril, se não me engano. Obs: não vai vanhar.

TSOTSI, Gavin Hood
O CDD africano?! Pode ser. Se for, tá bom. Mas vamos ver... Obs: Acho que leva.

LA BESTIA NEL CUORE, Cristina Comencini
Blá blá blá. O nível de interesse tá baixando. Obs: não vai vanhar.

TRANSAMERICA, Duncan Tucker
Wow! Desperate housewife fazendo o papel que deveria ter sido de um homem? Ok, expectativa no pé. Obs: não vai vanhar.

MURDERBALL, Henry Alex Rubin e Dana Adam Shapiro
Haha! Aham, tô louco pra ver um documentário sobre um time de basquete de paraplégicos. Obs: não vai vanhar.

FELIZ NATAL, Christian Carion
Filme francês sobre a primeira guerra, ai parem já com isso!! Como se Eterno amor não tivesse sido o fundo do poço. Obs: não vai vanhar.


II.2) FILMES LANÇADOS MAS QUE EU DEIXEI PASSAR

Foram só quatro, quatrinho! Sendo que um deles ainda dá tempo, dois eu deixei passar por livre e espontânea vontade e o outro, bom, o outro eu quero que saia logo no DVD!!!!!

UMA MULHER CONTRA HITLER, Marc Rothemund
É o que ainda dá pra ver. Mas, sinceramente, se não vir agora no pré-Oscar, não vejo nunca. Filme com Hitler no título!? Talvez possa ganhar, mas SÓ por isso!!

A LUTA PELA ESPERANÇA, Ron Howard
Por Deus!! Espero nunca mais ver um filme dessa pessoa! A única coisa que ele fez bem se chama Bryce que, por sinal, só foi dirigida pelo pai quando era bebê e não tinha consciência pra distinguir o certo do errado. Mas, sobre o Oscar, acho que tem lá sua pequena chance com Paul Giamatti, mas é só.

AS CRÔNICAS DE NÁRNIA: O LEÃO, A FEITICEIRA E O GUARDA-ROUPA, Andrew Adamson
Outro que deixei passar sem muito remorso. Quando passou King Kong nas bilheterias, eu fiquei curioso pra ver "oh, o filme que passou KK!!". Mas logo percebi que era muito mais uma coisa com KK do que com Nárnia. Outro filmes também o passariam. Acho que a única chance é em maquiagem, mas lá, eu ainda aposto que o pessoal vai querer dar um premiozinho pra Star Wars, né? Uma despedida, gente, poxa!

HARRY POTTER E O CÁLICE DE FOGO, Mike Newell
Esse foi o que eu queria ter visto, mas deixei passar, sabe como é, né? Não que Mike Newell me interesse muito, acho que fico mais curioso com Harry Potter do que com o diretor. No Oscar, não leva nada.


II.3) FILMES RUINS QUE EU TIVE O DESPRAZER DE VER

Foram nove filmes aqui também. Menos do que o normal, mas imagino que, tivesse eu visto mais alguns dos supracitados, essa lista seria maior. Em ordem de menos pior pra mais pior.

ORGULHO E PRECONCEITO, Joe Wright
Filme chatinho de dar dó! Bonito visualmente bem de vez em quando. Donald Sutherland soberbo (mas isso só não faz um filme bom). Keira Knigthley é a chatinha do ano. Chances, a meu ver, ZERO em todas as categorias.

CAPOTE, Bennett Miller
E por falar em filme chato... As cenas iam passando e o interesse ia rolling down the hill. Capote era egocêntrico, chato, caricato e unidimensional? Foda-se. Não é por isso que eu vou gostar de um filme que seja assim. Certeza de Phillip Seymour Hoffman ganhar. De resto, chance zero.

BATMAN BEGINS, Christopher Nolan
Que aninho pra diretores pegarem material legal e fazerem filmes totalmente aburridos. Nada poderia ser mais chatonildo e "no automático" que esse Batman. Fico pessoalmente ofendido quando leio (em muuuuitos lugares) que esse é o mais sombrio dos filmes do Batman. Alow!? As pessoas realmente se esqueceram de Batman - O retorno!!?!?!?!?! Graças a Deus, chance zero!

MEMÓRIAS DE UMA GUEIXA, Rob Marshal
A melhor definição sobre esse filme foi uma que dizia que ele parecia ter sido filmado todo na parte Japão do Epicot Center. É isso aí, todos os "ícones" de "japonesidade" estão lá. E tem aquela fotografia breeeega até dizer chega. Pelo menos John Williams tá lindo. E, pra não dizer que odeio tanto, gosto da parte da mocinha quando criança. Acho que deve levar direção de arte, figurino e trilha. Tem lá sua chance em fotografia, edição de som e mixagem. Pois é, né...

JUNEBUG, Phil Morrison
As pessoas pegam tanto no pé do Todd Solondz por coisas que eu não vejo e deixam passar coisas como Junebug. Não sei nem por onde começar. Pelo menos, acertaram ao indicarem o único alívio dentro de tanta maldade: Amy Adams. Chatinha, mas isso, dentro do filme, é elogio. Acho que ela tem lá suas chances, mas não aposto minhas fichas. Há quem o faça.

SRA. HENDERSON APRESENTA, Stephen Frears
Arght! Tipo de filme que me dá desgosto, que eu não queria ter visto. O Jaime Biaggio o definiu bem (pois é, milagres acontecem): "na frase 'mulher pelada em época conservadora', o filme tá mais pra conservadora que pra mulher pelada". E Judi Dench, ora, por favor, a pior atriz supervalorizada da História. Graças a Deus tem chance zero.

KING KONG, Peter Jackson
Filme feio, desinteressante. Jackson diz que não cresceu como cineasta, que ainda é uma criança. Ele deveria adicionar que ainda é uma criança boboca. Nunca vi nada mais feio na minha vida. No entanto, deve ganhar efeitos especiais e edição de som. Muito provavelmente também mixagem.

A MARCHA DOS PINGÜINS, Luc Jacquet
Já que eu comecei a citar os outros pra definir os filmes, aqui vai mais um. De um crítico americano que não lembro o nome: "é o filme mais adorado pelos cristão desde A paixão de Cristo". Oh yeah, todos os "valores" estão lá: casamento, monogamia, bem vs mal etc. Além do filme ser muito feio. Ainda é o favorito, mas sabe como é, documentário sempre rola um upset...

CRASH - NO LIMITE, Paul Haggis
Enfim, chegamos ao pior filme do ano. Aliás, pior filme americano em anos! Todo mundo é racista em LA. Paul Haggis filma que nem a cara careca dele. O que é Sandra Bullock tropeçando na escada!? O que é Matt Dilon!?!!?!? O que é aquela cena final!? Ora bolas, espero que esse filme tenha milagrosamente todas as suas cópias incineradas! Mas, deve ganhar roteiro e edição pelo menos. Tem alguma chance em canção e ator coadjuvante. Há quem diga que filme também, mas eu ainda acredito em Deus!


II.4) FILMES BONS E OUTROS NEM TANTO, MAS QUE VALERAM O ANO

Eu ia dividir e criar ainda outro tópico diferenciando filmes bonzinhos de grandes filmes. Mas achei melhor deixar assim. São 18 motivos pra sair feliz do cinema (ou, em alguns casos, muito triste). Mas tá meio saco de gato, tem de tudo. São eles, em ordem de menos bom pra melhor de todos:

TERRA FRIA
, Niki Caro
Pois é, quando você acha que nada mais pode te surpreender. Eu nunca imaginei gostar de Terra Fria. Não é um grande filme, pelo contrário, é todo cheio de beabá e lugar comum. Mas gostei da coisa "mulher cansa de apanhar da vida e vai pedir vingança" (sendo vingança no melhor estilo american way: tribunal!). E Charlize é uma atriz excepcional, não é? Monster à parte, eu adoro!! Não deve levar nada.

PARADISE NOW, Hany Abu-Assad
Bem o filme que se espera, mas competente. Dá uma noção do conflito sem preconceito e sem muita politicagem. Falta alguma coisa, mas foi bom. Tem lá sua chance. Mas não aposto.

STREET FIGHT
, Marshall Curry
Um bom argumento pro pessoal que curte chamar esse ano de Oscar político: um documentário não muito conhecido sobre uma cidade do estado de Nova York em que o prefeito tá no cargo há 16 anos, se não me engano. O filme vai seguir a campanha de um jovem da cidade que se candidata contra o tal prefeito e, pela primeira vez, se torna uma ameaça a ele. Anti-Bush e blablablá. Mas é legal como ele deixa um ar "bom, talvez esses dois caras não sejam tão diferentes assim. Mas não tem chance.

WALLACE & GROMIT: A BATALHA DOS VEGETAIS, Nick Park e Steve Box
Ah, que filme divertido! E as coisas com filme de terror são as mais legais. E, bom, todo mundo sabe que vai ganhar, né? Barbatana!

RITMO DE UM SONHO, Craig Brewster
No final, um dos primeiros créditos diz que o filme foi produzido por John Singleton. Nada mais natural, já que faz um caminho bem parecido com o do diretor de Quatro irmãos (belo filme do ano passado) em reinventar uma blaxpoitation anos 90/2000. Me encanta em especial o filme ser sobre temas tão pesados e ainda assim tão pra cima. E It's hard out here for a pimp gruda que nem chiclete! Terrence Howard não tem chance, já a música...

JOHNY & JUNE, James Mangold
Eu tenho uma teoria de quem Reese e Joaquin, escolhidos diretamente por Johnny e June, estavam entediados naquele set do diretor de Garota, interrompida. Ae eles foram prum cantinho e falaram "Vamos roubar o filme pra gente?". E roubaram, porque eles são a única coisa boa. Mas, senhoras e senhores, que coisa boa!! De tirar o fôlego e deixar esquecer as artimanhas de roteiro e o diretor mais enganador de todos. Reese vai ganhar com todo o meu apoio! Tem chances ainda em mixagem, coisa em que eu aposto minhas fichas.

SYRIANA - A INDÚSTRIA DO PETRÓLEO, Stephen Gaghan
Filme mais confuso da História? Talvez nos seus primeiros 90 minutos. Não que fique tudo claro depois, mas entende-se muita coisa por trás. A cena final do George Clooney é de tirar o ar! Aliás, o personagem dele é o melhor do filme, podia até ser maior. Tem ele lá suas chances. Mas o roteiro, zero.

GUERRA DOS MUNDOS
, Steven Spielberg
Spielberg começou seu ano sombrio com esse filme. Tripods assustadores, ataques extraterrestres de dar muito medo. O final da trilogia de ETs na Terra deixa qualquer um de cabelo em pé! Belo filme, apesar de Tom Cruise. Vou torcer em todas as categorias que concorre, mas, sinceramente, duvido que ganhe algo.

E os 10 melhores filmes com alguma indicação ao Oscar são:

10) STAR WARS: EPISÓDIO III - A VINGANÇA DO SITH
, George Lucas
Seguindo os passos do filme anterior, Lucas faz diversão por diversão, sem compromisso com fãs da série original e nem com os espectadores com cérebro limitado, como no Episódio I. Cenas de emocionar, como as lutas de Yoda vs. Senador Palpatine e Anakin vs. Obi Wan. Além, é claro, da conversa do Senador com Anakin no congresso. Aliás, Ian McDiarmid bem que podia estar indicado. Aliás MESMO, o filme foi todo passado pra trás. Não indicarem nem a efeitos visuais ou edição de som!? Só maquiagem? Por isso até que eu acho que deve levar, só pra não terminar sem um último adeus carinhoso da Academia. Além do que, dos três filmes da nova série, foi o único a ficar em primeiro lugar do ano...

9) O JARDINEIRO FIEL, Fernando Meirelles
Filme bonito pra caramba, com Ralph Fiennes e Rachel Weisz maravilhosos. Primeira cena linda! Rachel deve ganhar, eu acho. E tem chances também (poucas) em edição. Mas só.

8) O CASTELO ANIMADO, Hayao Miyazaki
Ok, pessoal, não é nenhum Chihiro, já ouvi! Mas ainda assim é lindo, com um visual bizarro e uma personagem principal mutcho loca. Além do que, Howl é a diva do ano e o gato do ano também. Hum. de cabelinho azul...! Mas acho que não leva, não.

7) BOA NOITE, E BOA SORTE., George Clooney
É incrível a simplicidade geral desse filme, desde o visual até a história em si. Mas a força é imensa. A criação daquele microcosmos é extremamente bem feita e o elenco todo é maravilhoso, com destaque especial pra, claro, David Strathairn e pro Frank Langella, que devia ter sido indicado E ganhar! Suas chances? Acho que pouca em fotografia e direção de arte. De resto, acho que nula, infelizmente.

6) A NOIVA-CADÁVER, Tim Burton e Mike Johnson
Borboletinhas do meu coração, cantem! Que mistura mais incrivelmente bem dosado de romance, doçura, humor e terror! Bem Tim Burton, com coisas que lembram mais Ed Wood que Jack. Merecia muitas outras indicações, inclusive de canção. Acho que pode até dar uma surpreendida, mas não ganha, infelizmente. Seria meu voto.

5) O SEGREDO DE BROKEBACK MOUNTAIN, Ang Lee
O que mais falar de Brokeback a essa altura? Revendo, não lembrava de ser tão triste. Casal mais lindo ever (Heath + Jake). E Anne Hathaway melhor cena do ano!! Infelizmente, a única do elenco "principal" a não ser lembrada por absolutamente ninguém. Deve levar filme, direção, roteiro adaptado. Com fortes chances em fotografia e trilha. E eu ainda aposto em Jake pra coadjuvante.

4) MUNIQUE, Steven Spielberg
A outra ponta do ano obscuro de Spielberg que, falando de conflito Palestina X Israel, fala ainda com mais veemência sobre a família. Cada frase remete a isso e está tão claro que me emociona. Não à toa, meus dois personagens favoritos são o pai (Papa) e a mãe (Golda Meir). Melhor cena: Louis e Avner em frente a uma vitrine de loja de cozinha: "Pegue esse dinheiro e vá construir seu lar. Dá trabalho construir um lar". Chorei! Maior injustiçado do ano, merecia mais umas cinco indicações e ainda ganhar todas a que tá indicado, coisa que não vai acontecer em nenhuma. Pena.

3) A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATE, Tim Burton
O tempo dirá quão errada estava a Academia (e premiações em geral) ao só indicar esse filme a um prêmio, o de figurino. Johnny Depp? Tim Burton? Deep Roy? O roteiro? A direção de arte? Não. Pois perdem a chance de abrir os olhos pra coisa mais visualmente linda e tematicamente bizarra do ano. Tim Burton, como você vêem, tá com todas! Próximos projetos: Acredite se quiser e Sweedney Todd, ambos com Depp.

2) PONTO FINAL - MATCH POINT, Woody Allen
Não há muito o que dizer ao final. Ainda fico meio sem fôlego ao lembrar. Sensação de ser um dos filmes mais pensados de Allen em milênios (e ainda assim, sei que ele continua fazendo um por ano). Jonathan Rhys-Meyers gato! Burros só indicaram o roteiro, que não deve levar.

E por fim, o melhor filme com alguma indicação ao Oscar é...

1) MARCAS DA VIOLÊNCIA, David Cronenberg
Revi outro dia. Nossa senhora que filme é esse!!!! Se um dia eu dirigir um décimo de bom assim, tô mais que satisfeito. Viggo Mortensen é uma coisa bizarra! Como pode trabalhar tão bem cada micro ruga do rosto? Maria Bello é outra coisa incrível! E Ed Harris? E WILLIAMS HURT!?!?! Além do Ashton Holmes, né, gatinho e muito bom ator. Seria doideira demais chamar de Mystic River do ano? Não sei por onde explicar, mas sinto uma conexão. Devia ter mais umas 8 indicações (vamos lá: filme, direção, ator, atriz coadjuvante, outro ator coadjuvante, trilha sonora, fotografia e edição). Acho que nem William Hurt nem o roteiro levam, infelizmente.


E esses foram os filmes do Oscar 2006 pra mim!


posted by João Cândido at 04:23